sábado, 11 de maio de 2013

Beneath Your Beautiful


Todos vocês já se devem ter apercebido, por diversas razões,que a nossa sociedade sofre de um mal profundo: PRECONCEITO. E enganam-se se julgam que VOCÊS não são preconceituosos! Todos nós somos. Somos preconceituosos quando criticamos um programa (Casa dos Segredos, Big Brother, etc)quando criticamos as pessoas que vão para esses programas ou quando simplesmente criticamos a vida dessas pessoas, vida essa que nós (povo português) tanto gostamos de explorar e espezinhar. É importante ressalvar que EU não sou de acordo com esses programas e critico-os, mas é isso, sou preconceituosa e aceito-o, porque penso sempre "nunca na vida iria para um programa daqueles" e não consigo parar nem um segundo para me lembrar "talvez devas agradecer por não teres a necessidade de ires para um programa como aqueles expôr a tua vida! talvez os concorrentes simplesmente estejam a tentar ganhar a vida deles" se é uma boa forma de ganhar a vida? Não. Mas é a única que eles querem, a mais fácil. E quem somos nós para apontar o dedo? Para dizer que nunca iremos fazer igual? Mas tudo isto não se limita a programas de televisão, porque em todo o resto, somos PRECONCEITUOSOS. Somos preconceituosos quando julgamos precipitadamente alguém, uma música, um livro e tantas coisas mais! Simplesmente porque não entendemos ou não queremos entender os outros, dizemos que "Não presta" ou "Não serve para nada" ou simplesmente "Não quero porque não gosto da pessoa em questão". Sim, aceito, é a vossa opinião e preciso de respeitá-la. Mas já pensaram que independentemente se a pessoa em causa é ou não boa pessoa, a sua obra (músicas, livros, vídeos, etc) pode ser minimamente aceitável. Não podemos rotular as pessoas e julgá-las apenas pelo seu exterior. Independentemente de ser ou não perfeita, de ser ou não sociável, eu posso ter talentos que recusei demonstrar ao mundo. Porque é que os recusei mostrar? Simples, porque sabia que ninguém ia acreditar em mim. Ninguém iria querer saber, sequer. Temos que lutar por isto, é triste, convivermos com pessoas durante a vida inteira, sem nunca nos apercebermos que temos ao nosso lado um talento infindável que nunca foi descoberto porque, "à partida, não seria alguém que encaixasse no perfil".

Deixemos-nos de preconceitos. Deixemos de resistir a ver aquilo que está à nossa frente: a beleza que não consegues alcançar com trivialidades. A beleza interior, de espírito  Aquela que tantas vezes desprezamos.

3 comentários:

Sweet Woman disse...

Como eu concordo contigo. Infelizmente a nossa sociedade é mesmo assim, as pessoas criticam demasiado os outros e esquecem-se que elas próprias também têm telhados de vidro. Enfim, tipicamente português.
Espero que esteja tudo bem contigo e que tenhas um ótimo fim-de-semana :)
Beijinhos.

Inês disse...

Si. Quanto ao dinheiro ainda não assim tanto porque tenho pouco sorte nos negócios mas quanto ao contacto com as pessoas, é exatamente o que disseste e eu gosto muito de falar com as pessoas. Tenho bastante à vontade para isso. É uma área que gosto definitivamente :)

Carolina Silva disse...

Belo texto..sem duvida uma grande verdade!

Enviar um comentário